De 30 de outubro a 04 de novembro, acontece a quinta edição do Vale que Dança – Festival de Danças Afro-brasileiras e Contemporâneas do Vale do Capão. O festival é realizado anualmente, sob a direção geral e curadoria do dançarino, historiador e professor Toni Silva.
As inscrições para dançarinos estão abertas! Os artistas que tiverem interesse em se apresentar no palco do Vale que Dança poderão inscrever seus trabalhos nas categorias solos, duos e grupos com até 5 pessoas. O evento irá oferecer apoio aos artistas selecionados através do transporte terrestre, da alimentação e da hospedagem. Para participar, basta enviar um vídeo contendo a coreografia para o e-mail valequedanca@gmail.com seguindo as instruções abaixo:
* O assunto do e-mail deve conter “Vale que Dança + o nome do seu trabalho”;
* No corpo da mensagem, é preciso enviar um pequeno texto, entre cinco e dez linhas, falando um pouco sobre os artistas e o trabalho que pretende apresentar;
* O material deve ser enviado até segunda-feira, dia 15 de outubro de 2018.
Sobre o evento
Nomes como Luciana Souza, Patrícia Anjo, Paco Gomes, Fátima Suarez, Alan Feeling, Denilson Oluawafemi, Leda Mariah Ornelas e Carlos Pereira (Neguinho) já passaram pelos palcos e salas de formação do Vale que Dança.
Em 2017, com apoio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, 160 artistas apresentaram 35 coreografias e o público lotou a praça do Capão por cerca de duas horas e meia em cada um dos dois dias de apresentação. Ponto alto da mostra foi a apresentação do Terno das Ciganinhas do Vale do Capão – formado por senhoras e senhores da região – que emocionou muitos dos presentes com cantigas e danças tradicionais. Foram também cinco oficinas que reuniram 111 participantes.