A Trilha da Serra do Orobó é um passeio pela a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Serra do Orobó, localizada na cidade de Ruy Barbosa. Trata-se de uma faixa da região que serve de abrigo para as aves, muitas delas que só existem nessa parte do mundo.
Saindo do centro da cidade, a caminhada tem visual da face norte da Serra do Orobó. Um dos circuitos leva ao mirante Dedo de Deus, a 1.021 metros de altitude e permite contemplar os mares de morro do interior baiano. No trajeto se observa a mata de altitude, áreas de nascentes, Campos Rupestres com bromélias e orquídeas e a presença de inúmeras espécies endêmicas.
Acesso a pé: 2 km
Tempo médio: 1h30
Esforço físico: moderado
Ruy Barbosa é uma cidade localizada no Piemonte da Chapada Diamantina, região norte da Bahia. A cidade é a porta de entrada para a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Serra do Orobó, uma faixa da região que serve de abrigo para muitas aves que só existem nessa parte do mundo.
A geografia do município é repleta de mirantes como o Dedo de Deus, inspirando a prática de voo livre, balonismo e montanhismo. Na zona rural é possível praticar motocross, mountain bike e trekkings, além de visitar o projeto Recanto da Chapada, que abriga um museu orgânico e uma área de mata para observação de aves.
A tradição gastronômica fez da cidade a “Terra da Carne do Sol”, famosa receita sertaneja servida em restaurantes locais. Entre as opções culturais destaca-se o Museu de Arte Popular Juraci Dórea, incrustado na caatinga.
Guias e condutores locais estão disponíveis para acompanhar os visitantes em roteiros e caminhadas, seja pelas serras ou pela zona rural.