A Travessia da Serra do Orobó é um trekking que oferece uma expedição profunda na Serra do Orobó, localizada no município de Ruy Barbosa. A serra fica na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Serra do Orobó, uma faixa da região que serve de abrigo para as aves, muitas delas que só existem nessa parte do mundo.
A geografia local é repleta de alturas e mirantes como o Dedo de Deus, inspira a prática de vôo livre, balonismo e montanhismo. Na zona rural é possível praticar motocross, mountain bike e trekkings, além de visitar o projeto Recanto da Chapada, que abriga um museu orgânico e uma área de mata para observação de aves.
A Travessia da Serra do Orobó permite o contato direto com uma natureza rica e diversificada, com a presença de quatro biomas. O trajeto passa por diversos afloramentos de cristais de rocha e mirantes de onde se avistam pontos como o Morro Selado.
Acesso a pé: 22 km
Tempo médio: 8h
Esforço físico: avançado
Ruy Barbosa é uma cidade localizada no Piemonte da Chapada Diamantina, região norte da Bahia. A cidade é a porta de entrada para a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Serra do Orobó, uma faixa da região que serve de abrigo para muitas aves que só existem nessa parte do mundo.
A geografia do município é repleta de mirantes como o Dedo de Deus, inspirando a prática de voo livre, balonismo e montanhismo. Na zona rural é possível praticar motocross, mountain bike e trekkings, além de visitar o projeto Recanto da Chapada, que abriga um museu orgânico e uma área de mata para observação de aves.
A tradição gastronômica fez da cidade a “Terra da Carne do Sol”, famosa receita sertaneja servida em restaurantes locais. Entre as opções culturais destaca-se o Museu de Arte Popular Juraci Dórea, incrustado na caatinga.
Guias e condutores locais estão disponíveis para acompanhar os visitantes em roteiros e caminhadas, seja pelas serras ou pela zona rural.