Cineclube Fruto do Mato recebe cineastas da Chapada Diamantina

Programação de três dias inclui filme de ficção de Lázaro Ramos e documentários sobre racismo e ancestralidade em Lençóis, Bahia

Sessões de cinema a céu aberto | Foto: Divulgação

As sessões de cinema, a céu aberto, no coração da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, estão de volta com mais uma edição do Cineclube Fruto do Mato.

Este ano a programação contará com a Mostra Cinema Para Todas, dias 8, 9 e 10 de novembro de 2022, que privilegia filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, fazendo do audiovisual uma ferramenta de educação e formação de público com consciência crítica.

A sessão de abertura será com o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, que trata de um futuro distópico em que pessoas negras são por decreto enviadas do Brasil para a África. No elenco, estão Taís Araújo, Seu Jorge, Aldri Anunciação, entre outros grandes atores.

MULHERES NO CINEMA

Além da sessão de abertura com Medida Provisória, exibido em salas de todo o Brasil, a programação do Cineclube Fruto do Mato contará nesta edição com filmes dirigidos por mulheres de territórios da região da Chapada Diamantina.

Na programação “Oré Payayá”, documentário dirigido pela liderança indígena Edilene Payayá, que conta a história de seu povo desde as origens ancestrais até o presente de lutas políticas e dos inúmeros desafios para a defesa do meio ambiente.

Outro filme da região que será exibido é “Áurea”, de Hewelin Fernandes, que mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, na cidade de Palmeiras. Além dos dois filmes, outras obras também irão trazer questões importantes como ancestralidade, colonialismo, memória cultural e temas religiosos.

Durante os três dias, a Mostra Cinema Para Todas terá nas aberturas de cada sessão a exibição de filmes de curta-metragem produzidos pela TIVI Griô, canal de mídia digital gerido por jovens de Lençóis.

Sessões ao ar livre são, para alguns, o primeiro contato com a sétima arte | Foto: Divulgação

CINECLUBISMO PELA CULTURA

O projeto foi aprovado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019, do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O evento é realizado pela Cinepoètyka Filmes e pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô com apoio da TiVi Griô, Web TV e Cineclube de Jovens de Lençóis e da Prefeitura de Lençóis.

Desde 2017 a iniciativa promove a exibição de filmes, debates e oficinas audiovisuais no centro histórico do município, reforçando o compromisso com a democratização da linguagem cinematográfica no interior da Bahia.

Mais de 50 filmes já foram exibidos ao longo dos últimos cinco anos, entre obras de ficção, documentários e animações, reunindo ao todo um público de mais de 2 mil pessoas no Teatro de Arena, no centro histórico de Lençóis. Este ano as sessões de cinema irão acontecer também no distrito de Tanquinho, zona rural do município.

PROGRAMAÇÃO

DIA 1 – 08/11- 19h

Medida provisória de Lázaro Ramos

DIA 2 – 09/11 – 19h

Muxima de Juca Badaró

DIA 3 – 10/11 – 19h

Áurea de Hewelin Fernandes

SERVIÇO
Eventos: Cine Clube Fruto do Mato
Onde: Teatro de Arena, centro histórico de Lençóis
Data: 8 a 10 de novembro
Horário: a partir das 18h30

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

    ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    Design by
    error: Content is protected !!