A Cachoeira da Lavra Velha fica no município de Rio de Contas, ao Sul da Chapada Diamantina. Localizada numa região que já serviu para intensa atividade garimpeira de cristais, atualmente é considerada uma das mais belas cachoeiras do município. Pelo caminho, é possível encontrar vestígios da atividade garimpeira, presente em tantos outros atrativos da região. Com águas cristalinas, os poços são garantia de diversão e contemplação.
A Cachoeira da Lavra Velha é formada por 8 pequenos riachos que formam o Rio Mocotó. Lá, os (as) visitantes se deparam com dois grandes poços para banho em águas refrescantes, ideias para recarregar as energias e renderem lindas fotos. No percurso, há outras cachoeiras e poços para banho em águas claras, com tons verde esmeralda. A trilha é bem marcada, mas possui algumas descidas de pedras que podem ser um pouco confusas, por isso a importância de um guia especializado se faz necessária.
Distância de carro: 30 km
Acesso a pé: 2,5 km
Tempo médio: 1h
Esforço físico: moderado
O passeio pode ser combinado em um roteiro que inclui o Mirante do Bittencourt, o Vale do Mocotó, o Riacho do Mocotó e a Lavra Velha. O roteiro completo dura, em média, 8 horas para ir e voltar, tem esforço físico moderado e, como sempre, deve ser acompanhado por um guia especializado.