A Cachoeira da Fumaça é uma das maiores do país e da América do Sul. A cachoeira impressiona os visitantes pelo seu imenso paredão e queda d’água de quase 400 metros de altura. O nome “Fumaça” se refere ao efeito provocado pela força dos ventos, que impede a água de chegar à base, formando uma espécie de fumaça com as gotículas que são borrifadas para cima.
Assim como em qualquer cachoeira, o volume de água da Fumaça varia conforme o período do ano e a quantidades de chuvas. Há duas opções de visita à Cachoeira. Você pode vê-la por cima ou por baixo.
Essa é a trilha mais praticada. O caminho que leva ao topo da Cachoeira da Fumaça é considerado “moderada a avançada” e leva, no mínimo, 2h30. Para fazer o passeio, a contratação do guia é obrigatória e deve ser feita na entrada do atrativo, que fica na estrada entre a vila do Vale do Capão e a cidade de Palmeiras.
A depender da época do ano, pode acontecer de não haver queda d’água, mas isso não inviabiliza o passeio, pois a vista que se tem do alto do cânion é uma das mais impressionantes da Chapada Diamantina!
Distâncias de carro saindo de: Vale do Capão 3 km, Palmeiras 21 Km; Lençóis 80 km; Andaraí 152 km; Mucugê 200 km
Acesso a pé: Trilha de 6 km, sendo 2 km de subida.
Tempo médio: 2h30
Esforço físico: moderado a avançado
Horário de visitação: 8h às 13h
Um dos trekkings mais clássicos da Chapada Diamantina está, também, entre os mais desafiadores. Partindo de Lençóis em direção ao Vale do Capão, a travessia dura 3 dias e inclui a visita às Cachoeiras do Palmital e da Capivara, chegando à base da Cachoeira da Fumaça, dentro de um cânion imenso, de onde se contemplam quase 400 metros de queda d’água e um poço impressionante.
O passeio também deve ser acompanhando por um(a) guia.
Travessia: 36 km
Tempo médio: 3 dias (com acampamento selvagem)
Esforço físico: avançado