O Buraco do Possidônio constitui um dos principais atrativos geoturísticos de Morro do Chapéu. O local é o resultado de um abalo sísmico. Trata-se de uma imensa cratera, chamada de dolina de colapso, depressão em forma de funil, própria das regiões calcárias. Tem, em média, 30 metros de profundidade e 120 metros de diâmetro.
Devido à sua profundidade, existe um microclima no interior do Buraco do Possidônio que favorece o desenvolvimento de uma vegetação mais verde, mesclando cerrado e caatinga com árvores de grande porte, como o cedro, atraindo exemplares da fauna, especialmente aves. De acordo com histórias, mitos e lendas que cercam o local, antigamente, o espaço era chamado de Buraco das Araras, pois era um lugar que abrigava muitos animais da espécie.
O passeio pode ser feito numa manhã ou numa tarde, e vale a pena não apenas pelo Buraco propriamente dito, mas também pelo percurso, repleto de lindas paisagens, que merecem ser fotografadas. Em alguns pontos, pode-se avistar o Morrão ao fundo.
Para chegar lá é preciso seguir por uma estrada de terra bem preservada, a apenas 18km do centro de Morro do Chapéu.
Distância de carro: 18 km
Acesso a pé: 700 m
Tempo médio: 20 min
Esforço físico: leve