A Biblioteca Comunitária do Vale do Capão apresenta essa nova iniciativa que oferece atividades de incentivo à leitura para crianças, jovens e adultos e busca estimular a ocupação do espaço.
O #OcupaBiblioteca #2 :: Escritas e Oralidades oferece atividades artísticas e culturais na Biblioteca Comunitária do Vale do Capão no período de 1 a 17 de agosto de 2024, a fim de estimular a ocupação do espaço através de oficinas, sarau poético, rodas de leitura, rodas de prosa, espetáculos infantojuvenis e exibições de filmes.
Confira: Atrativos | Hospedagens | Agências | Restaurantes | Lojas no Vale do Capão.
A proposta tem o objetivo de dinamizar a ocupação do espaço e desenvolver seu potencial enquanto equipamento cultural dedicado ao livro e à leitura. A programação tem foco na sensibilização e mediação do público para o incentivo à leitura e à escrita, estímulo à memória e valorização da oralidade.
As oficinas estão com inscrições abertas no período de 15 a 31 de julho, online no perfil da Biblioteca no Instagram , e presencial na Biblioteca Comunitária nos dias 29, 30 e 31 de julho, das 15h às 18h.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Leia também: 9 livros que retratam a cultura, a história e a natureza da Chapada Diamantina
1º de agosto de 2024 (quinta):
15h às 17h – Lançamento do livro infantojuvenil “As Aventuras de Chicó”, com Mô Moreira.
19h às 21h – Abertura com apresentação da aula espetáculo “Sertões Contemporâneos”, com Gislene Moreira. A aula espetáculo aborda as transformações históricas que ensejam novas configurações sociais, culturais e ambientais nos sertões baianos e nordestinos.
2 de agosto de 2024 (sexta):
19h às 21h – Roda de Prosa “Histórias de Tropeiros e Capãozeiros”, com Dona Juceli e Seu Gilsinho e mediação de Carlos Formiga. O objetivo desta roda de prosa é reunir três pessoas guardiãs da memória do Capão, verdadeiros livros vivos da história do lugar, valorizando a oralidade como forma de registro dos modos de vida e da cultura de um povo.
3 de agosto de 2024 (sábado):
9h às 11h – Roda de leitura para crianças com Cecília Carvalho. O objetivo da roda de leitura é incentivar a leitura na infância, estimulando a formação de público para o livro e a literatura.
16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2 – público geral). O objetivo desta Oficina é despertar a atividade expressiva no público interessado, incentivando a leitura e a escrita. Os textos resultantes serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
5 de agosto de 2024 (segunda):
14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo. O objetivo desta oficina é sensibilizar o olhar das crianças através do desenho, estimulando a cognição e a concentração. Os desenhos criados serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
18h às 21h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2).
6 de agosto de 2024 (terça):
16h às 18h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz. O objetivo da oficina é estimular a criação poética das participantes, promovendo a leitura e a criação de poesias, que serão editadas no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
18h às 21h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2).
7 de agosto de 2024 (quarta):
14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo.
16h às 18h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz.
8 de agosto de 2024 (quinta):
14h às 16h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz.
16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1 – público jovem). O objetivo desta Oficina é estimular a produção escrita dos estudantes do ensino médio do Capão, promovendo a reflexão sobre a importância da atividade expressiva. Os textos resultantes serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
19h às 22h – Exibição de filmes seguida de debate com mediação de Alan Lobo. Os filmes exibidos serão escolhidos com base em sua relação com o mundo da literatura baiana e brasileira, sejam adaptações cinematográficas de livros de escritores baianos ou brasileiros ou documentários sobre o universo do livro, da leitura e da literatura.
9 de agosto de 2024 (sexta):
14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo.
16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1).
19h às 21h – Roda de Prosa “Retomada da Terra e da Palavra”, com Juvenal Payayá e Hildete Tapuya, com mediação de Alan Lobo. O objetivo desta roda de prosa é posicionar os protagonismos indígena e feminino na literatura e na luta por terra e território como fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
10 de agosto de 2024 (sábado):
9h às 11h – Roda de leitura para crianças com Josane Silva Souza.
14h às 17h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1).
17h às 19h – Contação de Histórias e musicalização infantil com o espetáculo “Quintal do Vô Modesto”, coordenado por Manu Ramos. O espetáculo infantil tem o objetivo de valorizar as histórias do território da Chapada Diamantina, através das histórias do Vô Modesto, personagem inspirado num senhor da Comunidade Quilombola do Tejuco, município de Palmeiras.
19h às 21h – Roda de Prosa “Cartografias Femininas na Chapada Diamantina”, com Maria Isabel Gonçalves, idealizadora do projeto Floriá, de Palmeiras, Bahia, e Tereza Raquel, da Coletiva Alevante da Terra, com mediação de Manu Ramos. O objetivo desta roda de prosa é apresentar cartografias femininas na Chapada Diamantina, que propõe um mapeamento das histórias das mulheres chapadeiras.
12 de agosto de 2024 (segunda):
16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges. O objetivo desta oficina é ensinar às participantes como confeccionar um livro cartonero, caracterizado por terem capas de papelão e constituírem um importante e alternativo movimento editorial na América Latina. A oficina vai produzir 50 exemplares do livro cartonero Ocupa Biblioteca #2, reunindo os textos e desenhos criados nas Oficinas de Leitura e Criação Literária, de Poesia e de Desenho.
13 de agosto de 2024 (terça):
16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges.
14 de agosto de 2024 (quarta):
16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges.
15 de agosto de 2024 (quinta):
19h às 22h – Exibição de filmes seguida de debate com mediação de Alan Lobo.
16 de agosto de 2024 (sexta):
19h às 21h – Contação de histórias com Janice Cunha.
17 de agosto de 2024 (sábado):
17h às 22h – Sarau Poético, com apresentações poéticas, microfone aberto para leitura de textos por qualquer pessoa, apresentação dos resultados das oficinas, performances e intervenções poéticas, lançamentos e feira de livros.
OcupaBiblioteca #2 :: Escritas e Oralidades
Quando: 1 a 17 de agosto de 2024
Onde: Biblioteca Comunitária do Vale do Capão
Quanto: gratuito
Assessoria de Imprensa: Alan Lobo – (71) 9 9957 5835 (apenas WhatsApp)
Contato da produção: aracacultura@gmail.com
Produção: Araçá Cultura e Meio Ambiente.
Por: Redação Flora em 22/07/2024.