Dida Murta, artista baiano que vive na Chapada Diamantina, apresenta a exposição “Cinquenta”, para celebrar seus 50 anos de carreira artística. A exposição individual acontece de 4 a 28 de julho de 2024, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana.
Com curadoria de Gaspar Medrado e co-curadoria Emilly Reis, a mostra traz uma visão abrangente da carreira de Dida, desde suas primeiras obras até sua produção atual. As pinturas feitas em caneta bico de pena e aquarela apresentam um repertório variado que vão do figurativo ao abstrato.
O “Calango”, lagarto típico do Chapada Diamantina, é marca registrada da obra de Dida e terá uma seção só para ele.
“A ideia de representar os calangos surgiu por conta da quantidade destes animais aqui na região. São 18 espécies no total, desde aquele pequeno, que com frequência encontramos nas trilhas, até o Teiú que é bem grande”, explica Dida, que também atua como guia de turismo na Chapada Diamantina.
Saiba mais sobre a biodiversidade da Chapada Diamantina.
Dida nasceu em Serrinha, uma pequena cidade do Estado da Bahia, na planície do sertão nordestino do Brasil. Ele veio de uma terra assolada por constantes secas e marcada por imagens fortes de resistência e desafios. Desde muito pequeno, lápis, canetas e pincéis eram seus brinquedos favoritos. Seu potencial artístico era tão óbvio, que sua mãe e melhor amiga o apoiou inquestionavelmente.
Autodidata, Dida Murta iniciou sua carreira profissional já com uma histórica e bem sucedida exposição individual na renomada Galeria ICBA nos anos 80, em Salvador-BA. Já naquele momento, era perceptível que ele mimetizava as fortes influências de mestres como Erté, Dali, Miró e Gaudi.
Residente em Lençóis há 20 anos, Dida participou de exposições coletivas no Brasil e nos Estados Unidos e também já foi sócio em uma galeria de arte em Lençóis.
Exposição “Cinquenta”, do artista Dida Murta
Vernissage: 04 de julho, às 19h
Período expositivo: até 28 de julho de 2024
De terça a sexta das 8h às 17h, sábado das 13h às 17h.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana.
Endereço: Rua Prof. Geminiano Costa, 255 – Centro, Feira de Santana – BA