O livro infantojuvenil “As Aventuras de Chicó – O Paredão Tapuya”, da autora Mô Moreira, já está em pré-venda. A obra literária aborda as emergências climáticas e discute o capitaloceno com crianças e jovens da Chapada Diamantina.
Como tratar o assunto da emergência climática com nossas crianças e jovens?
Como preparar as novas gerações para enfrentar as tragédias ambientais dos novos tempos?
O livro As Aventuras de Chicó – O Paredão Tapuya traz pistas para debater essas e outras questões espinhosas. A publicação acorda até um dragão embaixo do famoso Morro do Camelo como estratégia para despertar meninos e meninas para a realidade dos incêndios florestais e da destruição das montanhas chapadeiras.
A história conta a saga de Chicó, um adolescente entediado que prefere viver nas telas e games. O menino vai viver uma aventura de tirar o fôlego na Chapada Diamantina. Junto com seus amigos, terá de encarar monstros gigantes, desvendar mistérios, desfazer maldições e salvar o que há de mais precioso nas serras do sertão.
Através desta trilha encantada, a autora Mô Moreira nos convida a mergulhar em narrativas ancestrais e imaginários místicos chapadeiros como estratégia de enfrentar as mudanças climáticas. Mô Moreira é a criança interior que dá voz a escrita criativa da professora-doutora Gislene Moreira. A pesquisadora tenta traduzir para meninos e meninas o tema de seu pós-doutorado sobre transição energética.
A iniciativa tem despertado tanto interesse que virou um projeto de educação ambiental em Campos São João / Palmeiras. Com apoio da ong Casa de Maria, mais de 20 crianças do povoado estão tendo aulas de leitura e escrita, teatro, escalada e artes do circo, tendo o livro As Aventuras de Chicó como fio condutor da formação. A ideia é expandir a iniciativa para outras realidades e contextos.
Quem assina este enredo mágico é Mô Moreira, a criança interior da pesquisadora Gislene Moreira, que tenta traduzir para meninos e meninas o tema de seu pós-doutorado sobre transição energética. A cientista aposta no poder da imaginação e da contação de histórias para reencantar a vida e ajudar as futuras gerações a buscar novos futuros possíveis.
Gislene Moreira é doutora em Ciências Sociais e Política, com tese premiada pela FLACSO-México com um dos melhores trabalhos na América Latina, e professora da UNEB na Chapada Diamantina. Ela é autora do livro Sertões-Contemporâneos: rupturas e continuidades (Edufba e Eduneb, 2018), e de Munturo (2022).
As Aventuras de Chicó – O paredão Tapuya é uma publicação independente e está em pré-venda pelo site Clube de Autores.
No dia 31/05 às 19h, a autora Mô Moreira estará na Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, com um evento gratuito reunindo diversas linguagens artísticas para lançar sua nova obra. A iniciativa é gratuita e aberta ao público.
A aula-show mistura cantoria, literatura e teatro numa viagem pelas transformações culturais e socioambientais do sertão baiano. Mô Moreira traz ao palco irreverência e mais de 20 anos de pesquisa sobre o tema.
Estão convidados professores, estudantes e interessados nas novas identidades culturais sertanejas. A atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB, e do Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina (CACD).
O show serve de introdução para o tema da crise ecológica no semiárido. O assunto é tema do livro infantojuvenil As Aventuras de Chicó – O Paredão Tapuya, que será lançado no evento.
No Vale do Capão haverá também um evento de pré-lançamento no dia 15/06, às 16h na Biblioteca comunitária.
Por Redação Flora. 14/05/2024.