7⁰ Festival Tempero Bahia expande fronteiras e confirma restaurantes do Vale do Capão

O 7⁰ Festival Tempero Bahia, que acontece de 5 a 15 de setembro, terá a participação do Alma Bistrô, da chef Caty; Bistrô Orquídea Negra, da chef Jakie Lessa e PizzaLab, do chef pizzaiolo Igor Martinovic, apresentando ingredientes locais em seus pratos, a partir do tema do Festival.

Terroir da Chapada

Celebrando o “Terroir da Chapada”, que cada vez mais está em ascensão, ora pelo solo fértil, ora pelo clima e altitudes locais, da charmosa e rica Chapada Diamantina, o 7⁰ Festival Tempero Bahia, atravessa a BR 242e leva os três restaurantes do Vale do Capão, exaltando a proposta do Festival.

Uma ótima oportunidade para turistas, visitantes e moradores da região, experimentarem o genuíno e marcante terroir, a partir de uma criação única para o evento.

Alma Bistrô, da chef Ecatharine Santos

Nascida e criada no Vale do Capão, e à frente do Alma Bistrô, a chef Ecatharine Santos, mais conhecida como “Caty”, valorizou os insumos locais, na hora de criar com exclusividade o prato para o Tempero Bahia: Ravioli de palmito de jaca com ricota.

7⁰ Festival Tempero Bahia
Chef Ecatharine Santos, do Alma Bistrô, apresenta Ravioli de palmito de jaca com ricota. Crédito: Yuri Zalcbergas.

“Estou trazendo um ingrediente muito representativo na cultura do Capão, onde nasci e fui criada, que é o palmito de jaca, a grande estrela do prato, combinado a outros ingredientes locais, oriundos da agricultura familiar, cultivados no Vale”, afirma a chef. Caty, que é ex-participante do reality MasterChef (2019).

Bistrô Orquídea Negra, da chef Jakie Lessa

Dona de uma cozinha afetiva de sabores marcantes, a chef Jakie Lessa, nascida na cidade baiana de Campo Formoso, comanda o badalado Bistrô Orquídea Negra, e vai aproveitar a ocasião, apresentando o prato, Atum empanado no café com molho da Chef, servido com purê de banana da terra e legumes salteados.

7⁰ Festival Tempero Bahia
Chef Jakie Lessa, do Bistrô Orquídea Negra, apresenta Atum empanado no café com molho da Chef, servido com purê de banana da terra e legumes salteados. Crédito: Yuri Zalcbergas.

“Para esta estreia no festival, pensei em um prato vibrante, colorido e pra cima, bem ao estilo regional, com um toque da Chapada Diamantina. Por isso utilizei o café, tão em alta na região”, diz Jakie. O café utilizado na composição do prato é do tipo moído e torrado, 100% arábica, pertencente ao distrito de Conceição dos Gatos, no Vale do Capão.

Gatto Sete Bistrô, do chef Ton Rosa

Inspirado pela história da culinária da Chapada Diamantina, com direito a passagem de tropeiros e futuros garimpeiros no Ciclo de Ouro no século XIX, trazendo alimentos e insumos de outros lugares, o prato “Da Pancetta ao Vinho” – Pancetta assada e temperada com vinho e mel nativo do Vale do Capão, pimenta e especiarias, acompanhado de arroz de godó de banana, mini salada e PANCs regionais, é o prato do chef carioca Ton Rosa. O Gatto Sete Bistrô está localizado na charmosa Pousada Lagoa das Cores.

7⁰ Festival Tempero Bahia
Chef Ton Rosa, do Gatto Sete Bistrô, apresenta “Da Pancetta ao Vinho” – Pancetta assada e temperada com vinho e mel nativo do Vale do Capão, pimenta e especiarias, acompanhado de arroz de godó de banana, mini salada e PANCs regionais

“Os tropeiros vindo de Minas Gerais já conheciam o “ensopadinho de banana” e como muitas vezes a banana ainda não estava madura, eles cozinhavam a banana para ela amolecer, e daí surgiu o nome Godó de Banana…. “Borogodó de banana verde”. Na salada, com as PANCs, me inspirei numa prima da “Ora-pro-nobilis” que é a “Trapoearaba”, junto com a flor Cosmos, que é tem bastante conhecida no Vale do Capão, a planta que também é uma PANC chamada brilhantina ela é muito encontrada na estrada real e o repolho roxo e a rúcula orgânica são de hortas do Vale do Capão”, explica o chef.

PizzaLab, do chef Igor Martinovic

Já o chef sérvio e pizzaiolo Igor Martinovic, morador do Vale do Capão e proprietário da PizzaLab, com bastante expertise quando o assunto é massa, criou a Pizza Vale dos Sabores, uma redonda assada no forno à lenha, com queijo coalho, licuri e mel.

7⁰ Festival Tempero Bahia
Chef Igor Martinovic, da PizzaLab, apresenta pizza com queijo coalho, o licuri e o mel. Crédito: Yuri Zalcbergas.

“Quis fugir um pouco da Jaca, que é muito consumida aqui, e apostei em terrois do Vale do Capão, como o queijo coalho, o licuri e o mel”, conclui o pizzaiolo.

Sobre o 7⁰ Festival Tempero Bahia

Com realizacão e produção da 2D Marketing e Projetos Culturais, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia (@temperooficial_), com patrocínio do Governo do Estado da Bahia e apoio do Sebrae, Senac, Bahiagás, Shopping Barra e Amvox, acontece de 5 a 15 de setembro, movimentando os restaurantes participantes da capital baiana e de cidades vizinhas, como Feira de Santana e Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Para ficar por dentro de tudo que vai acontecer, basta acessar o site do evento

Serviço

7⁰ Festival Tempero Bahia
Data: de 5 a 15 de setembro de 2024
Local: O Festival nos Restaurantes acontece nos 43 estabelecimentos participantes, em Salvador, Feira de Santana e Chapada Diamantina, onde Chefs e Cozinheiros locais, apresentam pratos especiais com destaque para o tema “Terroir da Chapada”.

Por Redação Flora. 28/08/2024.

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

  • LINKS RÁPIDOS

  • ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!