Antônio Laranjeira – 12 de dezembro de 2022
Com sol, chuva ou tempo nublado, todas as épocas do ano são ideais para viajar pela Chapada Diamantina. Confira essas dicas para planejar melhor sua próxima viagem!
Na região da Chapada Diamantina, localizada no Sertão da Bahia, o verde na natureza revela um “oásis” pelas imagens de satélite. Como toda viagem ao ar livre, o clima importa tanto quanto a escolha de onde ficar, onde comer e o que fazer.
No Brasil, as estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – não são tão bem definidas como na Europa, por exemplo. Você pode encontrar o tempo chuvoso no verão e tempo ensolarado no inverno, mas não se preocupe que isso não vai atrapalhar sua viagem.
Essa é a pergunta que todo turista deve fazer ao buscar por um destino e planejar sua viagem – mais agitada ou sossegada – pela Chapada Diamantina. Para ajudar na sua escolha, aqui vão três dicas de passeios para fazer em diferentes momentos do clima.
Apesar de ter água o ano inteiro, alguns rios e cachoeiras menores das cidades e vilas da região são atrativos que surgem na “invernada”, ou seja, quando o volume de águas nascentes se une ao volume de águas das chuvas para um espetáculo de imagem e som.
Na região chapadense, as opções de viagem mais comuns em épocas chuvosas são os passeios pelos atrativos subterrâneos. Visitar as instigantes cavernas pode ser uma experiência única e memorável. A maioria delas fica na cidade de Iraquara e faz parte do maior acervo espeleológico da América Latina.
Outra boa opção é a contemplação dos atrativos no modo paisagem ou landscape, que incluem trilhas “por cima”. Assim os viajantes podem contemplar os atrativos naturais do alto, que são roteiros comuns na região devido à maior praticidade de acesso às trilhas.
Para quem desanima ao ver uma nuvem no céu e pensa que a viagem está “perdida”, pode mudar de concepção: esse é o melhor clima para visitar a Chapada Diamantina. Com o Sol encoberto e as nuvens carregadas, além de mais umidade no ar, há também menor incidência de raios solares.
Nessas condições, qualquer caminhada, seja de 1 km ou 10 km, fica ainda mais prazerosa. Além disso, esse tempo pode significar duas coisas: ou que a chuva passou ou que está por vir. Mas não esqueça que o sol pode vir e voltar em meio às nuvens, então esteja sempre prevenido quando viajar ao ar livre colocando na sua mochila o protetor solar.
O nublado é um “meio-termo climático” ideal para viajar, afinal estando na Chapada Diamantina você pode escolher dezenas de roteiros, cada um adequado ao tempo ensolarado ou chuvoso.
Dipensa explicações de porque o astro-rei é a estrela mais importante para os viajantes que amam a natureza. Ele além de aquecer e iluminar o dia e as trilhas “por baixo”, esse tempo firme traz sempre um céu azul deslumbrante e deixa a luz ainda mais rica para fotografias, do nascer ao pôr do Sol. O clima quando está quente na Chapada Diamantina pede proteção solar na pele (UVA/UVB), lentes solares para seus óculos, roupas leves e outras dicas. Confira a lista aqui.
Curtiu essas dicas? Assine nossa newsletter e fique sabendo das novidades a cada semana!