11 de abril é uma data para celebramos o Dia da Chapada Diamantina. A comemoração, quedestaca a importância deste ecossistema para a Bahia, em 2025 chega com apelos. Conheça alguns dados alarmantes:
Tudo isso sem nenhum debate público e sem estudo de impactos na vida das comunidades e das novas gerações. Ao contrário da proteção prometida, se anuncia uma seca histórica. Já temos cidades sem abastecimento, escolas sem aula por falta de água, rios morrendo… Será que a culpa é apenas da chuva que não caiu?
Os perigos da mineração e do agronegócio na Chapada Diamantina
O agronegócio desequilibra, a mineração contamina e adoece. Projetos de energia atropelam a natureza e as comunidades. Tudo isso coloca em risco nossa riqueza mais preciosa: a água. Ela que carrega a sobrevivência dos corpos, e também das memórias, das tradições e dos ritos que mantiveram a união dos povos daqui por séculos. Só ela pode garantir o futuro e a continuidade da vida.
A proteção da Chapada é inegociável para você?
Chega de ficar calado, traga sua voz e energia para este ato público! Vamos junto com os movimentos sociais dos Sincorás de Rio de Contas à Serra dos Morgados de Jaguarari celebrar e proteger a Cordilheira do Espinhaço, a caixa d’água da Bahia.
Cuidar da água é salvar a vida.
A escolha da data tem a sua origem em 11 de abril de 1966, quando Seabra-BA passou a ser o centro administrativo e político desta região.
Sob esta justificativa, a JIVA – Junta Independente Voluntária Ambiental, que há anos atua em projetos socioambientais na região, deu início a um abaixo assinado, com a proposta da instituição da data, em Praça Pública, no município de Seabra, durante a Semana de Meio Ambiente, a qual foi aderida por mais cinco municípios: Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí e Barra da Estiva.
Em menos de 15 dias foi levada à ALBA – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, onde o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo Governador do Estado, Rui Costa. Desde então, foi instituído no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado anualmente em 11 de abril.
‘I Grito das Serras: nossa riqueza é água’
Ato público em defesa das águas, no Dia da Chapada Diamantina
Dia: 11 de abril
Horário: a partir das 8h30
Local: Uneb Seabra e Jacobina
Com informações de Observatório de Conflitos Ambientais (OCA)